Para Refletir.....

Para Refletir.....

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Leitura Literária

Os Morcegos

         Os morcegos se escondem entre as cornijas da alfândega. Mas onde se escondem os homens, que, contudo voam a vida inteira no escuro, chocando-se contra as paredes brancas do amor?
         A casa de nosso pai era cheia de morcegos pendentes, como luminárias, dos velhos caibros que sustentavam o telhado ameaçado pelas chuvas. “Estes filhos chupam o nosso sangue”, suspirava meu pai.
         Que homem jogará a primeira pedra nesse mamífero que, como ele, se nutre do sangue dos outros bichos (meu irmão! meu irmão!) e, comunitário, exige o suor do semelhante mesmo na escuridão?
         No halo de um seio jovem como a noite esconde-se o homem; na paina de seu travesseiro, na luz do farol.
o homem guarda as moedas douradas de seu amor. Mas o morcego, dormindo como um pêndulo, só guarda o dia
[ofendido.
         Ao morrer, nosso pai nos deixou (a mim e a meus oito irmãos) a sua casa onde à noite chovia pelas telhas quebradas.


Ivo Lêdo: associação do novo ao tradicional se encontram na obra do poeta alagoano, sensível às desigualdades sociais (18/02/1924 – 23/12/1012). Revista Língua Portuguesa, ano 9. Nº 101, março de 2014,  págs 34 e 35. www.revistalingua.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário